Tema sempre novo, sempre original, permanentemente aguardando a chave da sua inteligibilidade, este, do Estado.
Por hipótese, podemos sustentar que há duas maneiras de saber da sua origem: como produto de um acordo e como produto de uma luta.
Como produto de um acordo, no sentido em que, aqui e acolá, nos meandros da história, membros de uma sociedade decidiram enveredar por um contrato visando pôr cobro aos conflitos e permitir o usufruto de bens colectivos. Desse contrato teriam nascido o Estado e os seus funcionários ao serviço da colectividade.
Como produto de uma luta, no sentido em que o Estado nasce não de um acordo colectivamente decidido, mas da imposição de um grupo, de uma classe que obtém o usufruto económico através do domínio físico e político. Em Moçambique, por exemplo, o Estado é popularmente encarado como um privilégio gastronómico que requer alternância consumista, sendo frequentes expressões como esta: eles já comeram, agora é a vez de outros comerem.
Os quatro textos deste 28.º número da coleção “Cadernos de Ciências Sociais” da “Escolar Editora”, apresentam o estado do Estado na diversidade de critérios e de análise dos autores, na indagação histórica, na busca conceitual e na riqueza das posições.
Que é e Para Que Serve o Estado?, O
Autor(s)
Maria Cristina Soares Paniago
|
José Oscar Monteiro
|
Eneida Desiree Salgado
|
Jailane Pereira Silva
12.90€ 11.61€ -10%
Editora:
Escolar Editora
Ano:
2019
Nº Páginas:
169
Peso:
0.200 Kg
Dimensões:
210x140x10 mm
ISBN:
9789725925263
Categoria(s)
Ciência Política
,
Sociologia
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock