Demografia - 2ª Edição

24.90 17.43 -30%

Consultar Condições

Editora: Escolar Editora
Ano: 2021
Nº Páginas: 340
Peso: 0.520 Kg
Dimensões: 230x160x18 mm
ISBN: 9789725925713
Categoria(s) Sociologia , Geografia
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Desde a tábua de mortalidade inventada por John Graunt há mais de 300 anos até aos recentes estudos demográficos sobre sexualidade, a demografia não cessou de alargar o âmbito das suas possibilidades e de repensar o seu lugar no universo das ciências.

Sendo verdade que não basta que se fale de população para haver demografia, cada vez que o objecto final da análise é a população, a sua estrutura e os seus movimentos, há demografia. O que não significa que apenas a demografia se ocupe da população. O investigador que explica as flutuações do preço do trigo pelos movimentos população é um economista; o que explica os movimentos da população pela flutuação dos alimentos disponíveis é um demógrafo. O que conta, o que é decisivo, é que há demografia quando o critério último de validação é a análise demográfica.

Apesar de reunir saberes e instrumentos de análise com inquestionável importância para interpretar o sentido das mudanças que transformaram as sociedades e o mundo em que vivemos, a ciência demográfica, é ainda mal conhecida em Portugal. O trabalho que agora se publica constitui uma contribuição para que a demografia ocupe entre nós o lugar que lhe é devido.

Mário Leston Bandeira (1940-2014)
jubilou-se no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde coordenou o Mestrado em Demografia e Sociologia da População. Diplomado pelo Institut de Démographie de l’université de Paris I e doutor em Sociologia pelo Iscte, dedicou a sua carreira académica ao ensino da Demografia e ao reconhecimento social e político desta ciência. Exemplo desse duplo envolvimento é a fundação da
Associação Portuguesa de Sociologia, a que presidiu, e a frequente presença no espaço público para debater questões de população.
Demografia, Objeto, Teorias e Práticas, que agora se reedita postumamente, foi sobretudo pensado para os estudantes, mas é também o produto da trajetória de Mário Leston Bandeira e do seu (re)encontro com os autores que mais marcaram o desenvolvimento da Demografia.

Artigos Relacionados