Num mundo com crescentes terramotos sociais, cheio de pontos de interrogação, moderno de técnicas criminalizantes e punitivas, pleno de intolerância, de racismos sem raça e de estrangeiros sem nação, temos tendência a culpar o rio, esquecendo-nos das margens que o comprimem e o aviltam, para fazer uso de uma imagem de Bertolt Brecht. As margens do rio de Brecht colocam o problema do que efectivamente está em causa.
O que efectivamente está em causa – a chave de todas as formas históricas de exclusão social – não tem a ver com pessoas boas e pessoas más em si, nascidas num mundo “naturalmente” desumano e “naturalmente” excludente, mas com pessoas que se tornam boas ou más, incluídas ou excluídas, humanas ou desumanas, abrigadas ou desabrigadas, sãs ou doentes, de acordo com determinados modos de produção e de reprodução da vida.
A colecção CADERNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS pretende dar respostas a perguntas simples sobre temas complexos da vida social, com textos combinando simplicidade e rigor de autores de vários quadrantes do imenso mundo falante de português.
Que é Exclusão Social, O?
Autor(s)
Ricardo Arruda
|
João Colaço
|
Alexandre Baia
|
Carlos Serra
7.90€ 7.11€ -10%
Editora:
Escolar Editora
Ano:
2014
Nº Páginas:
72
Peso:
0.120 Kg
Dimensões:
210x140x10 mm
ISBN:
9789725924099
Categoria(s)
Sociologia
Adicionar ao Carrinho
Disponibilidade:
Em Stock