Estado, Pluralismo Jurídico e Recursos Naturais

39.90 27.93 -30%

Consultar Condições

Editora: Escolar Editora
Ano: 2014
Nº Páginas: 792
Peso: 1.401 Kg
Dimensões: 180x235 mm
ISBN: 9789725924167
Categoria(s) Direito , Direito , Direito , Ciência Política
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

“O texto apoia-se numa investigação profunda e exaustiva, recolhendo uma enorme quantidade de materiais, muitos deles inéditos, mas que se assumem como plenamente relevantes para o tema em causa. Foi um trabalho árduo e de muitos anos, mas que plenamente satisfaz o leitor, em que se deve salientar a capacidade de os mesmos serem agradavelmente apresentados ao longo de uma narrativa segura.

O discurso por que opta o Doutor Carlos Serra é crítico, assinalando as contradições entre os princípios propalados e os resultados da prática vivida, muitas vezes aí se misturando as inépcias próprias das más decisões políticas com soluções mais ou menos conspirativas, sempre em rota de colisão com a mais elementar e óbvia interpretação do interesse nacional.

É um texto muito agradável de se ler, no qual se avança com conclusões originais, ainda que ali e acolá se possa dizer que o discurso se radicaliza.

Como quer que seja, o autor, corajosamente, sempre se afoita a dar a sua opinião sobre as coisas, mesmo com o risco de isso não agradar às “vozes comuns”, o que é muito bom para o discurso universitário, marcado que deve ser pela liberdade científica e pela problematização das soluções pretensamente adquiridas.”

In Prefácio
Jorge Bacelar Gouveia
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa